Oficinas

Caminhos do Poder

 A oficina de iniciação a palhaçaria - 'Caminhos do poder' por Amora Gasparini, tem o objetivo de iniciar o processo de pesquisa da mulher que deseja descobrir seus caminhos na palhaçaria feminina. 

Trabalhando com suas perspectivas pessoais em relação a sociedade, a pesquisa é desenvolvida através da procura pelo poder. Poder ser o que quer, poder de fazer o que quer e poder ter o poder, dentro de uma sociedade patriarcal. 

Utilizando da prática experimental seguida de análises pessoais e coletivas, cada mulher desenvolve seu processo de pesquisa pessoal inicial e assim ir trilhando os caminhos do poder.

 Na procura por uma linha de pesquisa de atuação como mulher palhaça, o poder é visto como base de conhecimento pessoal para o despertar de seu risível através do empoderamento. 

INSCRIÇÕES 

A Menor Máscara do Mundo

A Oficina “Menor Máscara do Mundo” propõe um espaço\momento de novos conhecimentos e troca de saberes sobre o ofício do palhaço, há 3 anos, produzida pelo Grupo Lacarta Circo Teatro, tem como foco a qualificação e o aperfeiçoamento artístico e técnico de artistas que atuam com a linguagem do palhaço em diversos espaços cênicos, bem como, a formação de novos artistas.

 

A metodologia da Oficina é desenvolvida através de módulos integrados e complementares, onde em cada módulo são realizados jogos e técnicas de palhaçaria, esquetes/textos tradicionais, jogos teatrais, voz, cortejo, magia cômica, maquiagem, figurino e história do circo. 

 

O Palhaço Hospitalar

O palhaço é movido pela curiosidade e flexibilidade, pela capacidade de aceitar erros e transformá-los em recursos. Pela postura de enobrecer a atitude do outro, por mais absurda que ela seja ao olhar racional. A capacidade que o palhaço tem de incorporar qualquer fato ao momento favorecer a possibilidade de lidar com eventos de difícil expressão ou geradores de tensão. Ele ajuda a lembrar a vulnerabilidade da condição humana, em um ambiente onde se exige perfeição. Com isso, favorece a elaboração de conflitos e dificuldades. O palhaço leva diretamente ao sentimento, sem palavras ou análises. Desse modo, aumenta a capacidade de sentir: estimula que se aceitem muitas possibilidades e diferentes reações, expandindo limites de comportamento. Sua ação, caracterizada pela imprevisibilidade, ensina que nada persiste, e favorece a ligação com o presente. O palhaço desafia a ordem das estruturas sociais, sabota o princípio do pensamento lógico e racional e se conecta coma parte infantil das pessoas.

Na oficina utilizamos a metodologia que experimentamos dentro do própio ambiente hospitalar, potencializando o trabalho do palhaço/voluntário em um ambiente repleto de regras que não podem ser quebradas. Treinamos jogos de improviso, maquiagem, higiene hospitalar, ética no hospital e musicalização cômica.

Técnicas Circenses

Nada como brincar de circo para voltar a ser criança! As técnicas circenses tem inúmeros benefícios para os praticantes, afinal, estimula partes do cérebro em que no cotidiano não acesso ou mesmo utilizamos.

 

No desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, aulas de tecnicas cirenses também proporcionam: melhor noção espacial, estímulo à prática esportiva, maior consciencia corporal, maior alongamento, flexibilidade e força, maior equilíbrio, agilidade e coordenação motora.

Utilizaremos de malabarismos, pernas de pau, acrobacia em grupo, monociclo e manipulação de objetos do cotidiano.

 

Comicidade Física, Quedas e Cascatas

Nessa oficina abordamos a comicidade existente e latente dentro do próprio indivíduo. O corpo do oficineiro revela seu lado engraçado através das práticas circenses e jogos teatrais elaborados a partir da própria vivência do grupo e utilizamos de objetos e de acrobacias para potencializar o risível em cada um presente na oficina. São utilizados claques, saltos, cambalhotas e fortalecimento físico para saber cair, pular, rolar de forma que diminua ao máximo o impacto do corpo no chão ou objeto a ser utilizado (mesa, cadeira, banco, etc).

© 2018 por Grupo Lacarta.

Siga-nos:
  • Facebook Classic
  • Instagram ícone social
  • c-youtube